25.1.14

Surpresas II - Arrependimento, um filme de Tengiz Abuladze




Para sondar as profundezas da noite escura da alma de um João da Cruz, ou da noite escura de Deus de Nietzsche, penetrar no mistério da Shoah em Auschwitz , pode desenterrar-se um morto, como fez Tengiz Abuladze no seu  filme de 1984, Arrependimento , a forma de mostrar o horror causado por Estaline e seus cúmplices .
Arrependimento (georgiano: მონანიება, Monanieba, russo: Покаяние)  foi filmado em 1984, mas proibido na União Soviética devido a ser uma crítica semi-alegórica do estalinismo. Estreou-se em 1987 no Festival de Cannes, ganhando o Prémio FIPRESCI, Grande Prémio do Júri e o Prémio do Júri Ecuménico.
No plano prosaico, é a história do pós-estalinismo e mesmo da perestroika com as regiões russas a tentarem libertar-se do pesadelo do passado. Mas Arrependimento é tudo menos prosaico; é um poema filmado, cheio de surrealismo. 
Tudo no filme vale a pena. Todos os personagens transportam-nos a um tempo e espaço próprios do que todos nós, fora da Geórgia, achamos que terá sido a Geórgia dos anos 50, a mesma terra onde nasceu Josef Vissarionovich Djugashvli dito "Staline", o homem de aço.Varlam, o vilão é uma mistura de Estaline e Hitler e Mussolini de aldeia, com as capacidades de um herói de ópera bufa. A música não podia ser melhor escolhida, do bufo ao heróico, do hino à alegria de Beethoven ao cântico final místico em que as vozes parecem responder à velha senhora que pergunta "Para que serve uma rua, se não conduz a uma Igreja?". Feito antes da queda do Muro, Arrependimento mostra como o Muro teria de cair.

Cheio de pormenores surrealistas,  o filme tem várias culminâncias, como a cena em que Abel aterrorizado se vai confessar a uma figura invisível., afinal o seu pai Varlam, o tirano da vila, que dele se ri. "Vieste confessar-te ao diabo!" E assim , entre medos e arrependimentos, somos levados às profundezas da noite escura de que poucos hoje falam mas que está sempre aí, na consciência.

No comments: